segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Modelista - O Profissional


O modelista é o profissional que traduz para o papel os conceitos e as criações do estilista.
Desta forma, é ele o responsável pela elaboração do molde que servirá de base para a produção da primeira peça do conjunto da coleção.
Com a aprovação deste elemento experimental, é possível dar seqüência à fabricação em massa do figurino. O modelista, portanto, organiza o processo criador do estilista, inclusive orientando-o quando algo não dá certo em sua concepção inicial.
Neste setor é exigida a perfeição, pois os profissionais trabalham com medidas e proporções. Assim como o estilista, este especialista também deve ser inventivo, pois muitas vezes cabe a ele buscar soluções e ajustes para as idéias ainda imperfeitas do estilista.
Na divisão de tarefas, o trabalho do modelista é essencial; ele nunca atua no segundo plano, ao contrário do que muitos pensam. Ele também deve ser visionário, prevendo o destino da peça concebida pelo estilista.
Ao se ver com o esboço do criador nas mãos, o modelista visualiza a veste fracionada em diversos elementos – mangas, gola, bolsos, entre outros. Ele reproduz cada um deles no papel e depois corta estas figuras, as quais orientarão, a partir daí, os responsáveis pelo corte e costura.
O modelista atua em duas esferas, na modelagem plana e na tridimensional ou moulage, a primeira a ser praticada por este profissional. Neste processo o modelo é montado no próprio corpo ou no manequim. Já a modelagem plana é um requisito da escala industrial.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

janejanaina@gmail.com

Compartilhar