Workshop Generator - Julia Valle

No dia 28/05/2011, aconteceu o workshop ”Generator – Novos suportes na construção de roupas” com Julia Valle. Esse workshop fez parte da programação da Mostra de Design 2011.

Modelista - O Profissional

O modelista é o profissional que traduz para o papel os conceitos e as criações do estilista.

Cargos compartilhados com a modelagem

Gostaria de destacar a importância de cada profissão dentro da moda, e ainda como elas são dependentes umas das outras.

Um olhar de fotógrafo

Venho mostrar o resultado do meu trabalho como aspirante a fotógrafa, tendo cursado a disciplina Tópicos em Fotografia básica, na UFMG no 2º semestre de 2010.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

MezzettiModarte - Camisa

Essas são as camisas da minha amiga Camila Mezzetti, que está inserindo suas peças no mercado da moda.Eu tive o prazer de elaborar essa modelagem, e sei que ficou uma camisa super confortável, além de linda, é claro!

Confiram!



FONTE DAS IMAGENS:http://www.mezzettimodarte.blogspot.com/

Modelista - O Profissional


O modelista é o profissional que traduz para o papel os conceitos e as criações do estilista.
Desta forma, é ele o responsável pela elaboração do molde que servirá de base para a produção da primeira peça do conjunto da coleção.
Com a aprovação deste elemento experimental, é possível dar seqüência à fabricação em massa do figurino. O modelista, portanto, organiza o processo criador do estilista, inclusive orientando-o quando algo não dá certo em sua concepção inicial.
Neste setor é exigida a perfeição, pois os profissionais trabalham com medidas e proporções. Assim como o estilista, este especialista também deve ser inventivo, pois muitas vezes cabe a ele buscar soluções e ajustes para as idéias ainda imperfeitas do estilista.
Na divisão de tarefas, o trabalho do modelista é essencial; ele nunca atua no segundo plano, ao contrário do que muitos pensam. Ele também deve ser visionário, prevendo o destino da peça concebida pelo estilista.
Ao se ver com o esboço do criador nas mãos, o modelista visualiza a veste fracionada em diversos elementos – mangas, gola, bolsos, entre outros. Ele reproduz cada um deles no papel e depois corta estas figuras, as quais orientarão, a partir daí, os responsáveis pelo corte e costura.
O modelista atua em duas esferas, na modelagem plana e na tridimensional ou moulage, a primeira a ser praticada por este profissional. Neste processo o modelo é montado no próprio corpo ou no manequim. Já a modelagem plana é um requisito da escala industrial.

Contato

janejanaina@gmail.com

Compartilhar